SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem do BrasilA produção de narrativas crítico-reflexivas nos portfólios de estudantes de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

CAVERNI, Leila Maria Rissi  e  SANNA, Maria Cristina. Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.2, pp. 443-451. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000200024.

Estudo histórico-documental, interpretado à luz da teoria de Pierre Bourdieu, cujos objetivos são: identificar e descrever as convergências e divergências entre os movimentos que propiciaram a criação e implementação de escolas/cursos de nível médio de enfermagem, em sete hospitais privados modelo-referência da cidade de São Paulo, de 1945 a 1989, e explicar a intencionalidade das instituições estudadas na criação e implementação dessas escolas/cursos. Os resultados evidenciaram convergências e divergências sintetizadas nos itens: abertura e encerramento dos cursos, mantenedoras e vinculação religiosa de sua direção, fontes de financiamento, objetivos e finalidades, número de alunos formados e impacto na força de trabalho. Concluiu-se que os hospitais criaram suas escolas em momentos diferentes, mas com objetivos convergentes, quais sejam: preparar sua mão de obra, usufruir de serviços dos alunos, conquistar isenções fiscais e auxílios e agregar capital cultural, social e econômico e, consequentemente, poder simbólico, na luta travada por prestígio.

Palavras-chave : Educação em enfermagem; Ensino fundamental e médio; Escolas de Enfermagem; História da enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português