SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Padecimiento por el trabajo en la enfermería: una revisión integralPerspectivas actuales acerca de la sobrecarga del cuidador en salud mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versión impresa ISSN 0080-6234

Resumen

CARMONA, Elenice Valentim; COCA, Kelly Pereira; VALE, Ianê Nogueira do  y  ABRAO, Ana Cristina Freitas de Vilhena. Conflito no desempenho do papel de mãe em estudos com mães de recém-nascidos hospitalizados: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.2, pp. 505-512. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000200032.

A hospitalização de um recém-nascido provoca a separação entre mãe e filho quando o contato é fundamental para o desenvolvimento do papel materno. Assim, as mães tendem a se sentir incapazes de atender as necessidades dos filhos, enfrentando dificuldades para lidar com seus sentimentos e com as demandas dos familiares. O objetivo deste estudo foi identificar as Características Definidoras do Diagnóstico de Enfermagem Conflito no desempenho do papel de mãe em estudos sobre a experiência de ser mãe na unidade neonatal. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que utilizou 15 estudos qualitativos, publicados de 2004 a 2009 em periódicos indexados na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical LiteratureandRetrieval System OnLine. Este diagnóstico é um fenômeno de enfermagem a ser estudado por enfermeiros neonatais para que possam reconhecer e propor intervenções às necessidades maternas, visto que nove das dez Características Definidoras foram identificadas nos depoimentos das mães.

Palabras llave : Relações mãe-filho; Recém-nascido; Hospitalização; Criança hospitalizada; Comportamento materno; Diagnóstico de enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Portugués