SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Prevalence and determinants of exclusive breastfeeding in the city of Serrana, São Paulo, BrazilBody and sexuality during pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

PENNA, Lucia Helena Garcia; CARINHANHA, Joana Iabrudi; MARTINS, Vilma Villar  and  FERNANDES, Gleice da Silva. A maternidade no contexto de abrigamento: concepções das adolescentes abrigadas. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 544-548. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300003.

Este estudo objetiva descrever as concepções das adolescentes abrigadas quanto ao processo da maternidade e analisar a vivência desse processo na perspectiva das próprias adolescentes, dessa forma, visando à identificação de uma estrutura de apoio à maternidade. Pesquisa exploratória e qualitativa, realizada em dois abrigos municipais do Rio de Janeiro cujos dados foram produzidos através de grupos focais, com 10 adolescentes abrigadas. A análise de conteúdo dos dados revelou duas categorias: A maternidade na adolescência: perspectiva da adolescente abrigada e Ser mãe no abrigo: condições favoráveis e desfavoráveis. A experiência da maternidade na adolescência é vivida de forma ambivalente pelas jovens abrigadas. O abrigo aparece como espaço acolhedor, mas que ainda apresenta dificuldades em ajudá-las a construir uma maternidade saudável. Observa-se a necessidade de sensibilização dos atores sociais envolvidos para intervenção intersetorial no que concerne ao contexto e modos de viver da jovem, desta maneira, possibilita a ruptura na trajetória de vulnerabilização/desafiliação de mãe e filho.

Keywords : Gravidez na adolescência; Adolescente institucionalizado; Saúde do adolescente; Enfermagem materno-infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese