SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Prevalência e determinantes do aleitamento materno exclusivo no município de Serrana, São Paulo, BrasilCorpo e sexualidade na gravidez índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

PENNA, Lucia Helena Garcia; CARINHANHA, Joana Iabrudi; MARTINS, Vilma Villar  e  FERNANDES, Gleice da Silva. A maternidade no contexto de abrigamento: concepções das adolescentes abrigadas. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 544-548. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300003.

Este estudo objetiva descrever as concepções das adolescentes abrigadas quanto ao processo da maternidade e analisar a vivência desse processo na perspectiva das próprias adolescentes, dessa forma, visando à identificação de uma estrutura de apoio à maternidade. Pesquisa exploratória e qualitativa, realizada em dois abrigos municipais do Rio de Janeiro cujos dados foram produzidos através de grupos focais, com 10 adolescentes abrigadas. A análise de conteúdo dos dados revelou duas categorias: A maternidade na adolescência: perspectiva da adolescente abrigada e Ser mãe no abrigo: condições favoráveis e desfavoráveis. A experiência da maternidade na adolescência é vivida de forma ambivalente pelas jovens abrigadas. O abrigo aparece como espaço acolhedor, mas que ainda apresenta dificuldades em ajudá-las a construir uma maternidade saudável. Observa-se a necessidade de sensibilização dos atores sociais envolvidos para intervenção intersetorial no que concerne ao contexto e modos de viver da jovem, desta maneira, possibilita a ruptura na trajetória de vulnerabilização/desafiliação de mãe e filho.

Palavras-chave : Gravidez na adolescência; Adolescente institucionalizado; Saúde do adolescente; Enfermagem materno-infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês