SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3A maternidade no contexto de abrigamento: concepções das adolescentes abrigadasIncontinência urinária autorreferida no pós-parto: características clínicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

ARAUJO, Natalúcia Matos; SALIM, Natália Rejane; GUALDA, Dulce Maria Rosa  e  SILVA, Lucia Cristina Florentino Pereira da. Corpo e sexualidade na gravidez. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 552-558. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300004.

Estudo etnográfico que teve como objetivo compreender como as gestantes vivenciam os processos fisiológicos do seu corpo durante a gestação e a sua repercussão na sexualidade. A pesquisa envolveu sete mulheres residentes em bairro popular de São Paulo. Na coleta de dados, utilizou-se observação participante e entrevista com questões norteadoras. Os dados foram apresentados na forma de narrativa e posteriormente organizados nas categorias: Percebendo as transformações corporais; Convivendo com as mudanças no corpo; Sentimentos e sensações na vida sexual durante a gestação e imaginando o corpo e a sexualidade após a gestação. As mulheres referiram-se às transformações do corpo como desconfortos e expressaram a preocupação de que fossem definitivas. Expressaram o desejo de que, após o parto, o corpo volte a ser como era e que volte a sentir desejo sexual. O reconhecimento destes fatos constitui-se numa ferramenta primordial na adequação das práticas profissionais.

Palavras-chave : Corpo humano; Gravidez; Sexualidade; Saúde sexual e reprodutiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês