SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Self-reported urinary incontinence in the postpartum period: clinical characteristicsThe effects of health interventions on dietary habits and physical measurements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

OLIVEIRA, Léa Dolores Reganhan de; GUIRARDELLO, Edinêis de Brito  and  LOPES, Maria Helena Baena de Moraes. Tradução e adaptação para a cultura brasileira do Gaudenz-Fragebogen. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 565-572. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300006.

O artigo visa descrever o processo de tradução e adaptação para a cultura brasileira do Gaudenz-Fragebogen, instrumento de origem alemã, utilizado no diagnóstico da incontinência urinária feminina. Seguiram-se, nesse intuito, as etapas recomendadas pela literatura internacional: tradução, síntese das traduções, retrotradução, avaliação pelo comitê de especialistas e pré-teste. Os processos de tradução e adaptação foram realizados a contento e o instrumento demonstrou ser de fácil compreensão. Entretanto, este é um estudo que antecede o processo de validação e será premente o emprego do instrumento em novas pesquisas para que sejam avaliadas suas propriedades de medida.

Keywords : Incontinência urinária; Questionários; Tradução; Saúde da mulher; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese