SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Efeitos de intervenções em saúde sobre os hábitos alimentares e medidas físicasAvaliação dos sintomas de ansiedade e depressão em fibromiálgicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

PIRES, Cláudia Geovana da Silva  e  MUSSI, Fernanda Carneiro. Crenças em saúde sobre a dieta: uma perspectiva de pessoas negras hipertensas. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 580-589. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300008.

Pesquisa descritiva-exploratória, objetivou identificar as crenças em saúde, de pessoas negras com hipertensão arterial, sobre as barreiras e benefícios relacionados à dieta para o controle da doença, conhecendo os fatores sociodemográficos associados às crenças em saúde quanto aos benefícios para o controle da dieta. Cento e seis adultos, negros e hipertensos foram entrevistados utilizando-se instrumento específico. Os dados foram analisados em percentuais, frequência de casos, escores e razão de prevalência. A análise global sobre as crenças mostrou predomínio da categoria e benefícios para o controle da dieta. Foi observada tendência entre homens, pessoas mais jovens, sem companheiro e com baixas escolaridade e renda à menor crença quanto aos os benefícios atinentes à adoção da dieta. Concluiu-se que a promoção da saúde da população negra exige abordagem interdisciplinar e política de saúde, contemplando as suas especificidades e necessidades e dirigidas a aspectos preventivos e curativos.

Palavras-chave : Hipertensão; Etnia e saúde; Hábitos alimentares; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês