SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Avaliação do crescimento microbiano em sondas de uso único para vitrectomia reprocessadas na prática assistencialPercepção e compreensão de profissionais e graduandos de saúde sobre o idoso e o envelhecimento humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

CAVALCANTE, Agueda Maria Ruiz Zimmer et al. Análise de atividades não realizadas pela equipe de enfermagem para o diagnóstico padrão respiratório ineficaz em idosos. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 604-611. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300011.

Estudo transversal, descritivo, que objetivou identificar as atividades da Classificação de Intervenções de Enfermagem consideradas prioritárias para Padrão Respiratório Ineficaz e não realizadas para pacientes idosos, internados em um hospital escola do estado de Goiás. Participaram do estudo 43 profissionais de enfermagem e a coleta de dados foi realizada no período de outubro a dezembro de 2008, após aprovação pelo Comitê de Ética. Observou-se que, dentre as 67 atividades consideradas prioritárias para o referido diagnóstico, sete eram realizadas por todos os participantes; as demais, com frequência percentual variada, não eram realizadas, sendo o motivo principal para isto sua execução por profissional de outra área. Entende-se que a não realização destas atividades pela enfermagem pode resultar em alterações no campo de abrangência da assistência de enfermagem; que há necessidade de aparato legal na descrição das atividades que compõem a prática profissional exclusiva da enfermagem e a de natureza interdisciplinar.

Palavras-chave : Idoso; Sistema respiratório; Diagnóstico de enfermagem; Cuidados de enfermagem; Classificação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês