SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3The analysis of activities not performed by the nursing team regarding the diagnosis of ineffective breathing pattern in the elderlyAn elderly couple and their long life raising four schizophrenic children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SCHIMIDT, Teresa Cristina Gioia  and  SILVA, Maria Julia Paes da. Percepção e compreensão de profissionais e graduandos de saúde sobre o idoso e o envelhecimento humano. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 612-617. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300012.

Estudo qualitativo desenvolvido com 117 profissionais e graduandos na área da saúde, que participaram da capacitação em comunicação não verbal em gerontologia, com objetivo de identificar a percepção e compreensão de graduandos e graduados da área da saúde, sobre o que é o idoso e o envelhecimento humano. Os resultados sobre o entendimento sobre envelhecimento humano permitiu a construção das categorias: evolução da vida que traz experiências; natural, misteriosa e com experiências acumuladas; perda da alegria e ganho do isolamento; época de valorização do carinho e respeito; etapa inevitável com desgaste, preconceito, limitações e exige atenção; consequência da vida e presença de doenças e processo fisiológico global. Quanto à percepção do idoso, as respostas foram classificadas em positivas, negativas, mistas e neutras. Consideramos que a compreensão do idoso e do envelhecimento foi limitada e pessimista, sendo necessário que tenhamos a consciência de que a visão que se possui interfere na maneira pela qual nos relacionamos.

Keywords : Idoso; Envelhecimento; Comunicação não verbal; Enfermagem geriátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese