SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3The perception and understanding of health professionals and undergraduate students regarding aging and the elderlyCommunication strategies used by health care professionals in providing palliative care to patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

OLIVEIRA, Renata Marques de  and  FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. Um casal de idosos e sua longa convivência com quatro filhos esquizofrênicos. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 618-625. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300013.

Objetivou-se identificar, entre pais de esquizofrênicos, elementos de sua convivência diária com o transtorno e com o cuidado recebido através do sistema de saúde. Pesquisa de campo na vertente história oral temática. Participou um casal, pais de quatro portadores de esquizofrenia. Foram realizadas entrevistas, gravadas e transcritas, usando três instrumentos (dois questionários específicos e um diário de campo). Identificaram-se três categorias que retratam dificuldades vivenciadas no cotidiano, entendimento da esquizofrenia com sentido de limitações, cansaço e sobrecarga com prejuízo da qualidade de vida, incerteza em relação ao futuro e resiliência fortalecida pela fé em Deus. A concepção de cuidado foi associada a procedimentos técnicos, mostrando satisfação com a atenção recebida. Concluiu-se que o sofrimento ocasionado pela convivência com portadores de esquizofrenia é intenso e os profissionais precisam estar preparados para lidar com as vivências de dor e sofrimento do portador do transtorno mental e seus familiares.

Keywords : Esquizofrenia; Família; Idoso; Enfermagem psiquiátrica; Serviços de Saúde Mental.

        · abstract in English | English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese