SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: dificuldades e perspectivas de mudançasNotas cartográficas do trabalho na Estratégia Saúde da Família: relações entre trabalhadores e população índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

GRAZIANO, Ana Paula  e  EGRY, Emiko Yoshikawa. Micropolítica do trabalho dos profissionais de saúde na UBS: visão sobre necessidades de saúde das famílias. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp.650-656. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300017.

Este estudo teve como objetivo compreender as potencialidades e limitações do processo de trabalho da enfermagem de uma Unidade Básica de Saúde para o reconhecimento das necessidades de saúde da população. A vertente metodológica utilizada foi a pesquisa social, na perspectiva qualitativa, tendo como base de análise dos discursos a hermêutica-dialética, e como alicerce a Teoria da Interpretação Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada e os processos de trabalho das equipes foram analisados através do Fluxograma Analisador do Modelo de Atenção de um Serviço de Saúde. Concluiu-se que há limitações no cotidiano do processo de trabalho da equipe de enfermagem à medida em que o reconhecimento e enfrentamento das necessidades de saúde perpassavam pela identificação de agravos instalados, deixando em segundo plano os determinantes sociais das más condições de vida associadas ao processo saúde-doença.

Palavras-chave : Necessidades e demandas de serviços de saúde; Saúde da família; Enfermagem em saúde comunitária; Enfermagem em saúde pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons