SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Notas cartográficas do trabalho na Estratégia Saúde da Família: relações entre trabalhadores e populaçãoAspectos culturais das práticas dos Agentes Comunitários de Saúde em áreas rurais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

SAKATA, Karen Namie  e  MISHIMA, Silvana Martins. Articulação das ações e interação dos Agentes Comunitários de Saúde na equipe de Saúde da Família. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 665-672. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300019.

O estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo compreender as relações sociais entre o Agente Comunitário de Saúde (ACS) e a equipe de Saúde da Família (SF), nesse sentido, destaca-se a articulação das ações e a interação entre trabalhadores. Foram realizadas 23 observações participantes e 11 entrevistas semiestruturadas com uma equipe de SF em um município do interior de São Paulo, Brasil. Identificou-se que o ACS, como elo, desenvolve ações operacionais para agilizar o trabalho da equipe. Como laços de ligação, desempenham ações articuladas ao trabalho da equipe, interagindo com os trabalhadores, construindo planos assistenciais em comum, aproximando equipe e comunidade, adequando ações de cuidado às necessidades das pessoas. Na prática comunicativa, ao falarem de si, falam da própria comunidade, pois é seu representante e porta-voz na equipe. Concluiu-se que o Agente Comunitário de Saúde pode ser um trabalhador estratégico se suas ações compreenderem uma dimensão mais política e social do trabalho em saúde.

Palavras-chave : Auxiliares de Saúde Comunitária; Atenção Primária à Saúde; Programa Saúde da Família; Equipe de assistência ao paciente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês