SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Articulação das ações e interação dos Agentes Comunitários de Saúde na equipe de Saúde da FamíliaVivência do sofrimento moral na enfermagem: percepção da enfermeira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

LARA, Maristela Oliveira; BRITO, Maria José Menezes  e  REZENDE, Lilian Cristina. Aspectos culturais das práticas dos Agentes Comunitários de Saúde em áreas rurais. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 673-680. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300020.

O cotidiano dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é permeado de ações educativas direcionadas para os cuidados preventivos e promoção da saúde. O universo sociocultural deles pode influenciar a dinâmica da prática com a comunidade, especificamente nas áreas rurais, onde evidencia-se a expectativa da população em obter resposta aos processos relativos à doença por meio dos ritos culturais. A partir de um estudo de caso, buscou-se analisar a influência das práticas culturais dos agentes de uma área rural do interior de Minas Gerais. A análise revelou a presença de forte ligação da cultura em suas atividades. Crenças religiosas, saberes constituídos da fusão de conhecimentos biomédicos e valores baseados nas tradições familiares sobre o processo saúde-doença influenciam diretamente em suas práticas. Ressalta-se sua importância como facilitador do trabalho na saúde, sendo positiva a semelhança da experiência de vida e culturas herdadas com as dos usuários, dessa forma, torna-se possível o desenvolvimento de suas atividades.

Palavras-chave : Auxiliares de Saúde Comunitária; Promoção da saúde; Cultura; Pessoal de saúde; Programa Saúde da Família; Enfermagem em saúde comunitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês