SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3O conhecimento como fator de vulnerabilidade à tuberculose entre alunos de graduação e profissionais de enfermagemConhecimento, atitude e prática do uso de preservativos por presidiárias: prevenção das DST/HIV no cenário prisional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

NEVES, Lis Aparecida de Souza et al. Aids e tuberculose: a coinfecção vista pela perspectiva da qualidade de vida dos indivíduos. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 704-710. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300024.

A coinfecção tuberculose (TB) e HIV afeta negativamente a vida dos indivíduos, tanto nos aspectos biológicos como nos psicossociais. Com o objetivo de descrever a qualidade de vida de indivíduos com coinfecção HIV/TB, foi realizado este estudo descritivo, de corte transversal, no município de Ribeirão Preto-SP. Foram entrevistados indivíduos soropositivos para o HIV, com e sem TB, por meio do instrumento WHOQOL-HIV bref. Participaram 115 indivíduos soropositivos para o HIV - 57 coinfectados e 58 não coinfectados; a maioria do sexo masculino, heterossexuais, faixa etária predominante de 40-49 anos, com os coinfectados apresentando baixas escolaridade e renda; na avaliação da qualidade de vida os coinfectados apresentaram resultados mais baixos em todos os domínios, com diferença importante no Físico, Psicológico, Nível de Independência e Relações Sociais. TB e HIV/aids são doenças estigmatizadas historicamente e a sobreposição das duas pode ter consequências graves na saúde física e psicossocial do indivíduo.

Palavras-chave : Tuberculose; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; HIV; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês