SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3The construction process of managerial profile competencies for nurse coordinators in the hospital fieldThe academic education in nursing and multiple-victim incidents: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

CHRISTOVAM, Barbara Pompeu; PORTO, Isaura Setenta  and  OLIVEIRA, Denise Cristina de. Gerência do cuidado de enfermagem em cenários hospitalares: a construção de um conceito. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 734-741. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300028.

Este estudo teve como objetivo construir e apresentar a definição teórica do conceito de gerência do cuidado de enfermagem em cenários hospitalares, a partir de base literária específica. Optou-se pela utilização das estratégias para construção de conceitos da Análise de Conceito, as regras de formação de conceito da Análise Arqueológica e a Análise Lexical como referencial teórico-metodológico. A operacionalização das estratégias e das regras de formação de conceito possibilitou a construção do conceito gerência do cuidado de enfermagem em cenários hospitalares. O conceito construído apresentou, em sua natureza, a capacidade de integrar dialeticamente os aspectos relativos ao saber-fazer do cuidar e gerenciar. A definição teórica do conceito Gerência do Cuidado de Enfermagem em Cenários Hospitalares deu significado ao termo, no contexto inicial de construção de uma teoria, a Gerência do Cuidado de Enfermagem em Serviços de Saúde.

Keywords : Cuidados de enfermagem; Gerência; Formação de conceito; Administração dos cuidados ao paciente; Recursos humanos de enfermagem no hospital.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese