SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Nursing care management in hospital settings: the building of a constructThe use of fatty acids in wound care: an integrative review of the Brazilian literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SALVADOR, Pétala Tuani Candido de Oliveira; DANTAS, Rodrigo Assis Neves; DANTAS, Daniele Vieira  and  TORRES, Gilson de Vasconcelos. A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 742-751. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300029.

O estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética.

Keywords : Educação em enfermagem; Enfermagem em emergência; Competência profissional; Incidentes com feridos em massa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese