SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Nursing care management in hospital settings: the building of a constructThe use of fatty acids in wound care: an integrative review of the Brazilian literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SALVADOR, Pétala Tuani Candido de Oliveira; DANTAS, Rodrigo Assis Neves; DANTAS, Daniele Vieira  and  TORRES, Gilson de Vasconcelos. A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp.742-751. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300029.

O estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética.

Keywords : Educação em enfermagem; Enfermagem em emergência; Competência profissional; Incidentes com feridos em massa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License