SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3The academic education in nursing and multiple-victim incidents: an integrative reviewHealth education in the care to clients of the blood Glucose Self-Monitoring Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

FERREIRA, Adriano Menis; SOUZA, Bruna Machado Vieira de; RIGOTTI, Marcelo Alessandro  and  LOUREIRO, Marisa Rolan Dias. Utilização dos ácidos graxos no tratamento de feridas: uma revisão integrativa da literatura nacional. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 752-760. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300030.

Os objetivos deste estudo foram caracterizar a produção científica nacional da utilização tópica de ácidos graxos no tratamento de feridas e descrever os efeitos da sua ação nesse processo. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura indexada nas bases de dados LILACS e BEDEnf. A coleta de dados ocorreu no mês de dezembro de 2010, com descritores de assuntos controlados e sem delimitação de período de busca. A amostra constitui-se de 09 artigos, sendo, a maioria conduzida em modelos animais e utilizando diferentes composições de ácidos graxos. Diante da escassez de estudos clínicos randomizados controlados em humanos e as limitações desta revisão, não se pôde generalizar, na prática clínica, que os ácidos graxos essenciais influenciam o processo de cicatrização positivamente ou possuem ação antimicrobiana. Assim, há necessidade de realização de pesquisas com maior rigor metodológico comparando as diferentes fórmulas disponíveis contendo ácidos graxos e sua influência no processo cicatricial.

Keywords : Ácidos graxos essenciais; Cicatrização de feridas; Triglicerídeos; Helianthus; Pesquisa em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese