SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativaA educação em saúde no cuidado de usuários do Programa Automonitoramento Glicêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

FERREIRA, Adriano Menis; SOUZA, Bruna Machado Vieira de; RIGOTTI, Marcelo Alessandro  e  LOUREIRO, Marisa Rolan Dias. Utilização dos ácidos graxos no tratamento de feridas: uma revisão integrativa da literatura nacional. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 752-760. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300030.

Os objetivos deste estudo foram caracterizar a produção científica nacional da utilização tópica de ácidos graxos no tratamento de feridas e descrever os efeitos da sua ação nesse processo. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura indexada nas bases de dados LILACS e BEDEnf. A coleta de dados ocorreu no mês de dezembro de 2010, com descritores de assuntos controlados e sem delimitação de período de busca. A amostra constitui-se de 09 artigos, sendo, a maioria conduzida em modelos animais e utilizando diferentes composições de ácidos graxos. Diante da escassez de estudos clínicos randomizados controlados em humanos e as limitações desta revisão, não se pôde generalizar, na prática clínica, que os ácidos graxos essenciais influenciam o processo de cicatrização positivamente ou possuem ação antimicrobiana. Assim, há necessidade de realização de pesquisas com maior rigor metodológico comparando as diferentes fórmulas disponíveis contendo ácidos graxos e sua influência no processo cicatricial.

Palavras-chave : Ácidos graxos essenciais; Cicatrização de feridas; Triglicerídeos; Helianthus; Pesquisa em enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês