SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3A educação em saúde no cuidado de usuários do Programa Automonitoramento GlicêmicoReflexões sobre o pesquisador nas trilhas da Teoria Fundamentada nos Dados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi et al. Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva - CIPESC®: instrumento pedagógico de investigação epidemiológica. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 766-771. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300032.

A CIPESC® é um instrumento de trabalho do enfermeiro em Saúde Coletiva, que visa apoiar a sistematização de sua prática assistencial, gerencial e de investigação. É também, instrumental pedagógico potente para a formação e qualificação de enfermeiros comprometidos com o SUS. No ensino das doenças transmissíveis, o uso da CIPESC® auxilia a análise sobre as intervenções, ao estimular o raciocínio clínico e epidemiológico do processo saúde-doença e das necessidades de saúde dos indivíduos, famílias e grupos sociais. Com o propósito de desenvolver recursos didáticos para graduação de enfermagem e estimular a reflexão sobre o processo de trabalho de enfermagem, este artigo apresenta o relato de uma experiência de aplicação da CIPESC®, tomando como exemplo a meningite meningocócica.

Palavras-chave : Classificação; Doenças transmissíveis; Meningite bacteriana; Saúde pública; Enfermagem em saúde pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês