SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3A educação em saúde no cuidado de usuários do Programa Automonitoramento GlicêmicoReflexões sobre o pesquisador nas trilhas da Teoria Fundamentada nos Dados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi et al. Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva - CIPESC®: instrumento pedagógico de investigação epidemiológica. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 766-771. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300032.

A CIPESC® é um instrumento de trabalho do enfermeiro em Saúde Coletiva, que visa apoiar a sistematização de sua prática assistencial, gerencial e de investigação. É também, instrumental pedagógico potente para a formação e qualificação de enfermeiros comprometidos com o SUS. No ensino das doenças transmissíveis, o uso da CIPESC® auxilia a análise sobre as intervenções, ao estimular o raciocínio clínico e epidemiológico do processo saúde-doença e das necessidades de saúde dos indivíduos, famílias e grupos sociais. Com o propósito de desenvolver recursos didáticos para graduação de enfermagem e estimular a reflexão sobre o processo de trabalho de enfermagem, este artigo apresenta o relato de uma experiência de aplicação da CIPESC®, tomando como exemplo a meningite meningocócica.

Palavras-chave : Classificação; Doenças transmissíveis; Meningite bacteriana; Saúde pública; Enfermagem em saúde pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português (pdf) Português (epdf) | Inglês (pdf)