SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva - CIPESC®: instrumento pedagógico de investigação epidemiológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

LEITE, Joséte Luzia; SILVA, Laura Johanson da; OLIVEIRA, Rosane Mara Pontes de  e  STIPP, Marluci Andrade Conceição. Reflexões sobre o pesquisador nas trilhas da Teoria Fundamentada nos Dados. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 772-777. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300033.

Estudo de natureza descritivo-reflexiva, objetivando apresentar as características do pesquisador que utiliza o método Teoria Fundamentada nos Dados e delinear reflexões sobre o desenvolvimento das aptidões do pesquisador para tornar-se um Teórico Fundamentado. A discussão teórica foi embasada nos referenciais dessa metodologia e apoiada na literatura. O artigo apresenta as principais demandas de estudos qualitativos com a Grounded Theory e importantes comportamentos, atitudes e características desenvolvidas pelos pesquisadores. Constata-se que a aprendizagem acerca da Teoria Fundamentada nos Dados vai além da habilidade para operacionalizar um conjunto de procedimentos e técnicas. Implica, também, em desafios de transformação na postura como pesquisador e em novas formas de pensar e pesquisar, reunindo conhecimentos a partir dos dados para formar uma teoria.

Palavras-chave : Enfermagem; Pesquisa em enfermagem; Pesquisa metodológica em enfermagem; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês