SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4The production of knowledge regarding gestational hypertension in the stricto sensu graduate nursing studies in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

FARIA, Dieime Elaine Pereira de; GRIECO, Silvana Chedid  and  BARROS, Sônia Maria Oliveira de. Efeitos da infertilidade no relacionamento dos cônjuges. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 794-801. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400002.

Trata-se de um estudo sobre os efeitos da infertilidade no relacionamento dos cônjuges, com os objetivos de descrever o perfil da população de estudo e analisar os efeitos da infertilidade na vida emocional, sexual e conjugal. Para tal, foi realizado um estudo transversal e prospectivo em instituição especializada. A amostra foi constituída por 50 casais inférteis com seis anos de infertilidade em média. As mulheres manifestaram sentimentos negativos perante a infertilidade, enquanto os homens assumiram uma postura de suporte e apoio. Os efeitos na vida sexual foram mais expressivos nas mulheres, e o tratamento da infertilidade levou a mudanças positivas para ambos os cônjuges. Ao comparar os efeitos da infertilidade sobre os indivíduos que haviam realizado mais de um tratamento com aqueles no primeiro tratamento, observamos que não houve diferenças entre as mulheres; entre os homens houve diferenças no aspecto emocional (frustração e alívio) e no relacionamento conjugal (fortalecimento e amadurecimento).

Keywords : Infertilidade; Cônjuges; Técnicas reprodutivas; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese