SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4The effects of infertility on the spouses' relationshipBreastfeeding: knowledge and practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MARTINS, Marialda; MONTICELLI, Marisa; BRUGGEMANN, Odaléa Maria  and  COSTA, Roberta. A produção de conhecimento sobre hipertensão gestacional na pós-graduação stricto sensu da enfermagem brasileira. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 802-808. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400003.

Trata-se de uma pesquisa documental que analisou a produção brasileira da pós-graduação stricto sensu em enfermagem relacionada à hipertensão gestacional. Para tal, utilizou-se como fonte de pesquisa o Banco de Teses e Dissertações da Associação Brasileira de Enfermagem. Identificaram-se 14 estudos produzidos entre 1979-2008, cuja produção concentrou-se na região sudeste, entre 1996-2008. O processo analítico revelou a preocupação com a subjetividade das gestantes e com aspectos voltados à assistência de enfermagem. Mostrou, também, que a maioria dos estudos envolveu metodologia qualitativa e sob sustentação de teorias de enfermagem. A experiência vivida pelas gestantes hipertensas é marcada por sentimentos negativos, por problemas socioeconômicos e é influenciada pela forma de organização familiar. A cultura das gestantes hipertensas é desconsiderada e elas são assistidas em um contexto no qual a doença é prioridade. Conclui-se que, apesar de alguns avanços científicos, o tema não tem despertado o interesse merecido entre os enfermeiros que cursam pós-graduação.

Keywords : Hipertensão induzida pela gravidez; Gravidez de alto risco; Pesquisa em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese