SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4The production of knowledge regarding gestational hypertension in the stricto sensu graduate nursing studies in BrazilThe evaluation of an instrument for pediatric oncology patient classification author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

FONSECA-MACHADO, Mariana de Oliveira et al. Aleitamento materno: conhecimento e prática. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 809-815. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400004.

Objetivou-se caracterizar as práticas de promoção ao aleitamento materno desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família e analisar a correlação entre seu conhecimento sobre aleitamento materno e a frequência com que realizavam orientações sobre o tema nesses momentos. Trata-se de estudo observacional, transversal, descritivo e exploratório desenvolvido nas unidades de saúde da família do município de Uberaba-MG, com 85 profissionais de enfermagem, por meio de dois questionários. Na análise, utilizaram-se distribuição de frequências e análise de correlação de Spearman. A maioria dos profissionais afirmou que, frequentemente, abordava o aleitamento materno nas atividades práticas investigadas. Entretanto, houve uma fraca correlação entre a frequência dessa abordagem e a média de acertos no teste de conhecimento. As declarações dos profissionais de enfermagem indicam que as orientações sobre aleitamento materno eram feitas independentemente do conhecimento que possuíam sobre o tema.

Keywords : Aleitamento materno; Promoção da Saúde; Conhecimentos; atitudes e práticas em saúde; Enfermagem em saúde pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese