SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Breastfeeding: knowledge and practiceSocial support, socioeconomic and clinical risk: comparison between to neighborhoods in a Brazilian upcountry town author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

ANDRADE, Sandra de et al. Avaliação de um instrumento para classificação de pacientes pediátricos oncológicos. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 816-821. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400005.

Este estudo teve como objetivos avaliar a reprodutibilidade interavaliadores do instrumento para a classificação de pacientes pediátricos portadores de câncer; verificar se o instrumento de classificação de pacientes é adequado a pacientes pediátricos portadores de câncer e elaborar uma proposta de modificação do instrumento, permitindo a adaptação para pacientes pediátricos oncológicos. Foram avaliados, na unidade de internação pediátrica de um Hospital de câncer, 34 pacientes pelas equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para a avaliação do grau de concordância entre os escores obtidos pelos avaliadores foi utilizado o coeficiente Kappa, que revelou um valor intermediário/alto nas classificações objetivas, e um valor baixo nas subjetivas. Conclui-se que o instrumento é confiável e reprodutível, porém, para classificação do paciente pediátrico oncológico, sugere-se a complementação de itens para atingir um resultado mais compatível com a realidade dessa população.

Keywords : Criança; Neoplasias; Classificação; Enfermagem pediátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese