SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Differences between female and male adolescents regarding individual vulnerability to HIVThe use of severity indexes to estimate the risk of death in Intensive Care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

VALCANTI, Carolina Costa et al. Coping religioso/espiritual em pessoas com doença renal crônica em tratamento hemodialítico. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 838-845. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400008.

O estudo tem como objetivo investigar o uso do coping religioso/espiritual em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise. A investigação ocorreu em uma clínica de hemodiálise, por meio de entrevista utilizando um questionário sociodemográfico e a escala de coping religioso/espiritual. Para análise dos dados, foram empregados a estatística descritiva e o teste coeficiente de correlação de Sperman, a análise de variância e o modelo de regressão linear múltipla. Foram entrevistados 123 indivíduos, dos quais 79,6% apresentaram escore alto para o coping religioso/espiritual e nenhum deles apresentou os escores baixos e irrisórios. As variáveis que influenciaram no comportamento do coping religioso/espiritual foram: sexo, faixa etária, tempo de tratamento, renda familiar e prática religiosa. Conclui-se que os pacientes em estudo utilizam de modo positivo o coping religioso/espiritual como estratégia de enfrentamento da doença, destacando-se as mulheres, com renda familiar maior e que frequentam semanalmente a igreja.

Keywords : Insuficiência renal crônica; Diálise renal; Espiritualidade; Religião; Cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese