SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4The use of severity indexes to estimate the risk of death in Intensive CareUsing the braden scale and photographs to assess pressure ulcer risk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MENDOZA, Isabel Yovana Quispe  and  PENICHE, Aparecida de Cássia Giani. Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia de ensino para aprendizagem em centro cirúrgico. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 851-857. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400010.

Este trabalho trata-se de um estudo quase experimental aplicado em uma intervenção educativa de curta duração aos auxiliares de enfermagem do Centro Cirúrgico, cujos objetivos foram conhecer as características sociais e de formação dos auxiliares de enfermagem; identificar a diferença no conhecimento sobre hipotermia no auxiliar de enfermagem após a intervenção educativa e relacionar as ações de enfermagem às variáveis estudadas. A intervenção educativa foi efetiva, uma vez que a diferença na média das ações de enfermagem foi de 5,35 após a intervenção educativa. Entretanto, não se verificou diferença significativa das ações de enfermagem quando relacionadas às variáveis estudadas. Recomenda-se realizar estudos sobre educação nos profissionais de Enfermagem, baseado na aprendizagem significativa nas diferentes unidades.

Keywords : Auxiliares de Enfermagem; Aprendizagem; Hipotermia; Enfermagem perioperatória.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese