SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Post-operative mediastinitis in a heart hospital of Recife: contributions for nursing careCharacteristics of a population of sex workers and their association with the presence of sexually transmitted diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

CASTRO, Fernanda Salim Ferreira de; PENICHE, Aparecida de Cássia Giani; MENDOZA, Isabel Yovana Quispe  and  COUTO, Andréa Tamancoldi. Temperatura corporal, índice Aldrete e Kroulik e alta do paciente da Unidade de Recuperação Pós-Anestésica. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 872-876. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400013.

A alta do paciente da recuperação pós-anestésica (RPA) depende, dentre outros fatores, do retorno à normotermia e do escore alcançado pelo Índice de Aldrete e Kroulik. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi verificar a relação entre o Índice de Aldrete e Kroulik e a temperatura corporal dos pacientes. O local de pesquisa foi o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. O cálculo amostral foi determinado por conveniência e foi constituído por 60 pacientes, entre 18 e 60 anos, submetidos à anestesia geral. Foram verificados a temperatura corporal na região timpânica e o Índice de Aldrete e Kroulik do paciente na recepção e alta da recuperação pós-anestésica. Os dados obtidos foram processados pelo pacote estatístico SPSS, com um nível de 5% de significância, e aplicaram-se o teste de Spearman e o teste de Wilcoxon. Conclui-se que não houve correlação significativa entre os dois parâmetros indicativos de alta.

Keywords : Hipotermia; Sala de Recuperação; Alta do paciente; Enfermagem perioperatória.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese