SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Post-operative mediastinitis in a heart hospital of Recife: contributions for nursing careCharacteristics of a population of sex workers and their association with the presence of sexually transmitted diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

CASTRO, Fernanda Salim Ferreira de; PENICHE, Aparecida de Cássia Giani; MENDOZA, Isabel Yovana Quispe  and  COUTO, Andréa Tamancoldi. Temperatura corporal, índice Aldrete e Kroulik e alta do paciente da Unidade de Recuperação Pós-Anestésica. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 872-876. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400013.

A alta do paciente da recuperação pós-anestésica (RPA) depende, dentre outros fatores, do retorno à normotermia e do escore alcançado pelo Índice de Aldrete e Kroulik. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi verificar a relação entre o Índice de Aldrete e Kroulik e a temperatura corporal dos pacientes. O local de pesquisa foi o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. O cálculo amostral foi determinado por conveniência e foi constituído por 60 pacientes, entre 18 e 60 anos, submetidos à anestesia geral. Foram verificados a temperatura corporal na região timpânica e o Índice de Aldrete e Kroulik do paciente na recepção e alta da recuperação pós-anestésica. Os dados obtidos foram processados pelo pacote estatístico SPSS, com um nível de 5% de significância, e aplicaram-se o teste de Spearman e o teste de Wilcoxon. Conclui-se que não houve correlação significativa entre os dois parâmetros indicativos de alta.

Keywords : Hipotermia; Sala de Recuperação; Alta do paciente; Enfermagem perioperatória.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese