SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4The family planning of women with mental disorders: what CAPS professionals have to sayAlternative experiences rescuing knowledge for working processes in health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

LIMA, Ísis Fernanda dos Santos; LOBO, Fernanda Senna; ACIOLI, Karen Lidiane Bemfica de Oliveira  and  AGUIAR, Zenaide Neto. Integralidade na percepção dos trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde da Família. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 944-952. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400023.

O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de trabalhadores da saúde acerca do princípio da integralidade. Para isso, participaram de uma pesquisa cinco trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde da Família da região leste da cidade de São Paulo. Optou-se pela abordagem qualitativa por meio de entrevista e análise temática. Emergiram dos discursos três categorias: integralidade como perfil e prática dos profissionais de saúde, com ênfase na humanização do cuidado; integralidade como organização do serviço e do processo de trabalho em saúde e integralidade como integração da unidade com outros serviços de saúde. Em cada dimensão desvela-se a percepção da ausência ou presença desse princípio como norteador da atenção à saúde, problematizando-se os avanços e entraves vivenciados e os desafios da mudança do modelo assistencial.

Keywords : Assistência Integral à Saúde; Saúde da família; Pessoal de saúde; Enfermagem em saúde pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese