SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Comprehensiveness according to the perception of Family Health Unit workersCorrelation between quality of life and morbidity of the caregivers of elderly stroke patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

OLIVEIRA, Ana Karla Sousa de et al. Experiências alternativas resgatando saberes para os processos de trabalho em saúde. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 953-959. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400024.

O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, que objetivou compreender o processo de trabalho de enfermeiros e médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF), do município de João Pessoa-PB, e identificar as estratégias e táticas alternativas desenvolvidas. O material foi analisado por meio da técnica de análise de discurso. Evidenciou-se a desarticulação entre os elementos do processo de trabalho aliada à possibilidade de transformação pela superação da invisibilidade dos sujeitos e seus saberes nos serviços de saúde. Conclui-se que as estratégias e táticas alternativas visualizadas constituem embrião para transformação dos processos de trabalho e superação dos modelos de atenção à saúde hegemônicos, demandando problematização contínua de concepções e práticas.

Keywords : Saúde da família; Atenção Primária à Saúde; Pessoal de saúde; Enfermagem em saúde pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese