SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Correlation between quality of life and morbidity of the caregivers of elderly stroke patientsNursing process: what does it mean to nurses from santa cruz (Bolivia)? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

FERREIRA, Paula Barreto; COHRS, Cibelli Rizzo  and  DE DOMENICO, Edvane Birelo Lopes. Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 967-972. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400026.

O mapeamento conceitual (MC) é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada para resoluções de casos clínicos, porém de trabalhosa execução manuscrita. O estudo teve por objetivos descrever os desafios e as contribuições do software Cmap Tools® para a construção de mapas conceituais para resolução de caso clínico. Para isso, utilizou-se método descritivo, qualitativo, com estudantes da 3ª série de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. A estratégia de ensino foi aplicada e os dados foram coletados pela técnica do grupo focal. Os resultados evidenciaram que o software facilita e garante a organização, visualização e correlação dos dados, porém com dificuldades iniciais relacionadas ao manejo das ferramentas que dispõe. Concluiu-se que o software Cmap Tools® favoreceu a construção dos MC por seus recursos de formatação e autoformatação e que estratégias de orientação deveriam ser implantadas para a fase inicial de utilização.

Keywords : Educação em enfermagem; Tecnologia educacional; Mapas; Software.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese