SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing studentsThe evaluation of nursing graduates' scientific reasoning and oral and written communication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

GRANERO-MOLINA, José et al. Processo de enfermagem: o que isso significa para as enfermeiras de santa cruz (Bolívia)?. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 973-979. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400027.

As enfermeiras bolivianas ainda não incorporaram o método científico e as taxonomias para o cuidado. Este estudo qualitativo busca compreender o significado atribuído ao processo de enfermagem para professores e profissionais do Departamento de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Para isso, realizou-se coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante. A Análise foi realizada à luz da abordagem teórico-metodológica -do Interacionismo Simbólico e a Grounded Theory, utilizando o software ATLAS.ti 6,0. Dos dados, emergiram os seguintes temas: dificuldades de implementação do processo de enfermagem pela falta de formação e treinamento de liderança, domínio médico, falta de registros e apoio institucional fraco e vantagens por unificar critérios e linguagem e facilitar o papel autônomo da enfermagem. Conclui-se que as enfermeiras devem estabelecer as suas expectativas profissionais na aplicação do processo de enfermagem e plano de cuidados, uma mudança cultural que envolve professores, gestores e clínicos.

Keywords : Processos de enfermagem; Diagnóstico de enfermagem; Registros de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · pdf in English | Spanish