SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing studentsThe evaluation of nursing graduates' scientific reasoning and oral and written communication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

GRANERO-MOLINA, José et al. Processo de enfermagem: o que isso significa para as enfermeiras de santa cruz (Bolívia)?. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 973-979. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400027.

As enfermeiras bolivianas ainda não incorporaram o método científico e as taxonomias para o cuidado. Este estudo qualitativo busca compreender o significado atribuído ao processo de enfermagem para professores e profissionais do Departamento de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Para isso, realizou-se coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante. A Análise foi realizada à luz da abordagem teórico-metodológica -do Interacionismo Simbólico e a Grounded Theory, utilizando o software ATLAS.ti 6,0. Dos dados, emergiram os seguintes temas: dificuldades de implementação do processo de enfermagem pela falta de formação e treinamento de liderança, domínio médico, falta de registros e apoio institucional fraco e vantagens por unificar critérios e linguagem e facilitar o papel autônomo da enfermagem. Conclui-se que as enfermeiras devem estabelecer as suas expectativas profissionais na aplicação do processo de enfermagem e plano de cuidados, uma mudança cultural que envolve professores, gestores e clínicos.

Keywords : Processos de enfermagem; Diagnóstico de enfermagem; Registros de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · pdf in English | Spanish