SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Nursing process: what does it mean to nurses from santa cruz (Bolivia)?The identification of the pillars of education in the class comprehensiveness in healthcare author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

DEMANDES, Ingrid et al. Avaliação do raciocínio científico e comunicação oral e escrita no graduado em enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 980-984. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400028.

O presente trabalho trata-se de estudo descritivo e transversal realizado em Santiago do Chile, que teve como objetivo avaliar o raciocínio científico e a comunicação oral e escrita dos estudantes graduados em enfermagem. A amostra foi constituída por 37 estudantes graduados em enfermagem que participaram da pesquisa concebida em três etapas: I) criação e validação do instrumento; II) formação dos professores participantes da equipe para aplicação uniforme do instrumento; III) aplicação do instrumento e análise de dados. Os dados mostram diferentes porcentagens desta competência, predominando o raciocínio científico (83,16%), seguido de comunicação oral e escrita (78,37%). Conclui-se que esta pesquisa demonstra a utilidade para as escolas de enfermagem da implementação de uma avaliação formal que permita determinar o perfil de egresso do graduado em enfermagem garantindo a qualidade da formação.

Keywords : Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · pdf in English | Spanish