SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4The evaluation of nursing graduates' scientific reasoning and oral and written communicationNursing diagnoses analysis under the bayesian perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SCHERER, Zeyne Alves Pires  and  SCHERER, Edson Arthur. Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 985-993. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400029.

O presente estudo objetivou verificar, a partir da análise de narrativas de portfólios de estudantes, se os quatro pilares da educação foram contemplados na disciplina integralidade no cuidado à saúde do currículo integrado do curso de Bacharelado em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP). Foi realizada pesquisa qualitativa, do tipo documental, de 46 portfólios construídos na disciplina. Para a coleta dos dados, foi utilizado um roteiro de avaliação contendo itens que contemplaram as dimensões cognitivas e afetivas. Os dados foram submetidos à análise categorial temática utilizando os pilares da educação como categorias predefinidas. Os resultados indicam que os pilares da educação parecem ter sido contemplados na disciplina. Apesar dos achados deste estudo, não houve indícios de que as competências esperadas foram discutidas entre alunos e docentes, nos registros referentes aos momentos de avaliação de cada ciclo pedagógico da disciplina estudada.

Keywords : Educação em enfermagem; Educação superior; Estudantes de enfermagem; Currículo; Assistência Integral à Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese