SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4The identification of the pillars of education in the class comprehensiveness in healthcareDo the physical discomforts from breast cancer treatments affect the sexuality of women who underwent mastectomy? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

LOPES, Marcos Venícios de Oliveira; SILVA, Viviane Martins da  and  ARAUJO, Thelma Leite de. A análise de diagnósticos de enfermagem sob uma perspectiva bayesiana. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 994-1000. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400030.

O uso de técnicas de estatística bayesiana é uma abordagem que tem sido bem aceita e estabelecida em campos fora da enfermagem como um paradigma de redução da incerteza presente em uma dada situação clínica. O presente artigo tem como propósito apresentar um direcionamento para o uso específico do paradigma bayesiano na análise de diagnósticos de enfermagem. Para isso, as etapas e interpretações de análise bayesiana são discutidas; um exemplo teórico e outro prático sobre análise bayesiana de diagnósticos de enfermagem são apresentados; e há a descrição de como a abordagem bayesiana pode ser utilizada para resumir o conhecimento disponível e apresentar estimativas pontuais e intervalares da verdadeira probabilidade de um diagnóstico de enfermagem. Conclui-se que a aplicação de métodos estatísticos bayesianos é uma importante ferramenta para a definição mais acurada de probabilidades de diagnósticos de enfermagem.

Keywords : Diagnóstico de enfermagem; Metodologia; Análise estatística.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese