SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Do the physical discomforts from breast cancer treatments affect the sexuality of women who underwent mastectomy?The cultural history of palliative care in primitive societies: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

BICALHO, Mariana Bezzon  and  LOPES, Maria Helena Baena de Moraes. Impacto da incontinência urinária na vida de esposas de homens com incontinência: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 1009-1014. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400032.

A incontinência urinária masculina tem sido relacionada a vários fatores, destacando-se a hiperplasia prostática benigna e o tratamento de câncer de próstata. A incontinência urinária gera implicações negativas tanto para o indivíduo incontinente, como para seus familiares e cuidadores. No presente estudo foi realizada uma revisão integrativa a fim de identificar o impacto na vida das parceiras de homens incontinentes. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados CINAHL, EMBASE, SCOPUS, MEDLINE e PubMed. Foram incluídos artigos na língua portuguesa, inglesa e espanhola, e excluídos os que não citavam esposas. A amostra final foi composta por 15 artigos, de sete países. Os artigos foram distribuídos nas categorias: Sofrimento Psíquico, Fadiga, Mudança na Vida Sexual, e Limitação da Vida Social. A categoria Sofrimento Psíquico esteve presente em todos os artigos e foi avaliada como a mais prejudicial na vida dessas mulheres.

Keywords : Homens; Incontinência urinária; Cônjuges; Qualidade de vida; Cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese