SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4The impact of urinary incontinence of the lives of wives of men with incontinence: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SILES GONZALEZ, José  and  SOLANO RUIZ, Maria del Carmen. A história cultural do cuidado paliativo em sociedades primitivas: uma revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 1015-1022. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400033.

Este estudo tem como objetivo descrever a evolução dos cuidados paliativos para refletir sobre a possibilidade de sua origem em culturas primitivas e suas relações com o início do culto dos mortos. Há a descrição das mudanças nas estruturas simbólicas e interações sociais envolvidas no desempenho de cuidados paliativos, durante a pré-história: unidade funcional, o quadro funcional e elemento funcional. O referencial teórico é baseado na história cultural, no modelo estrutural dialético e no interacionismo simbólico. Aplicaram-se técnicas de categorização e análises da história cultural e do estruturalismo dialético. Conclui-se que os cuidados paliativos existiam nas sociedades primitivas ligadas, em grande medida, aos rituais de passagem com alto conteúdo simbólico. As estruturas sociais - unidade funcional, o quadro funcional e elemento funcional - são os pilares sobre os quais se basearam os cuidados paliativos nas sociedades pré-históricas.

Keywords : Cuidados paliativos; Cultura; História da enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · pdf in English | Spanish