SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue5Workers' knowledge and perception regarding noise in the neonatal unitChildren and adolescents with chronic kidney disease in an educational-therapeutic environment: support for cultural nursing care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

REICHERT, Altamira Pereira da Silva; VASCONCELOS, Maria Gorete Lucena de; EICKMANN, Sophie Helena  and  LIMA, Marilia de Carvalho. Avaliação da implementação de uma intervenção educativa em vigilância do desenvolvimento infantil com enfermeiros. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.5, pp. 1049-1056. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000500003.

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as dificuldades e facilidades enfrentadas por enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família durante o processo de implementação de uma intervenção educativa em vigilância do desenvolvimento infantil. A abordagem utilizada foi qualitativa, com onze enfermeiros que participaram de oficinas de capacitação em vigilância do desenvolvimento no contexto da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Os dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2009 e analisados a partir do método de análise de conteúdo, utilizando-se a modalidade temática. Foram identificados quatro núcleos temáticos: avaliação do Curso de capacitação em vigilância do desenvolvimento infantil; pontos dificultadores para aplicar os conhecimentos adquiridos; pontos facilitadores proporcionados pelo curso e transformação da prática a partir dos conhecimentos adquiridos na capacitação. Destaca-se a premência de incorporar conteúdos que priorizem questões voltadas para a vigilância do desenvolvimento infantil no ensino de graduação em enfermagem e na residência em saúde da família.

Keywords : Desenvolvimento infantil; Saúde da criança; Saúde da família; Enfermagem pediátrica; Educação em saúde; Educação em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese