Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre indicadores antropométricos e a qualidade do sono de universitários brasileiros * * Extraído da tese “Qualidade do sono de universitários e sua interface com a síndrome metabólica e indicadores de saúde”, Universidade Federal do Ceará, 2012.

Correlación entre los indicadores antropométricos y la calidad del sueño en universitarios brasileños

Objetivou-se investigar a correlação existente entre indicadores antropométricos e a qualidade do sono de universitários brasileiros por meio do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh. Estudo transversal, realizado com 702 universitários entre março de 2010 e junho de 2011. A correlação indicou que os casos de obesidade foram maiores entre os estudantes bons dormidores. Por outro lado, o sobrepeso e os valores elevados das circunferências cervical e abdominal predominaram entre os maus dormidores. Assim, além dos prejuízos ocasionados pelos distúrbios do sono isoladamente, ressaltam-se riscos adicionais devido à associação da má qualidade de sono com o sobrepeso, a obesidade central e a elevação do perímetro cervical.

Transtornos do sono; Estudantes; Obesidade; Saúde do adulto


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br