SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue5Maternal mortality from hemorrhage in the State of Santa Catarina, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

VENANCIO, Kelly Cristina Maxima Pereira  and  FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da. Mulheres trabalhadoras de restaurantes universitários: condições de vida, trabalho e violência de gênero. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2013, vol.47, n.5, pp.1016-1024. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000500002.

Estudo exploratório e descritivo de abordagem quantitativa, que teve por objetivos conhecer os processos de produção e reprodução social de mulheres trabalhadoras de restaurantes universitários, a ocorrência e a magnitude da violência de gênero cometida contra elas por seus parceiros íntimos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. As categorias de análise utilizadas foram produção e reprodução social, gênero e violência de gênero. As entrevistadas ocupam posição de subalternidade social nos momentos produtivo e reprodutivo da vida. Cerca de 70% referiram violência de gênero por parceiro íntimo (66% violência psicológica; 36,3% física e 28,6%, sexual). A maior parte dos problemas de saúde decorrentes da violência tinha relação com a saúde mental. Os resultados indicam que a situação exige intervenções imediatas, pautadas principalmente na instrumentalização dessas mulheres e no apoio do Estado e da Universidade para que façam o enfrentamento da violência que sua realidade exige.

Keywords : Identidade de gênero; Violência contra a mulher; Processo saúde-doença; Hierarquia social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )