SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue5Creation and validation of an instrument to identify nursing activities in pediatric wards: information for determining workloadNursing diagnoses and outcomes related to the circulatory-system terms (ICNP®) represented in an ontology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

CARVALHO, Marisaulina Wanderley Abrantes de; NOBREGA, Maria Miriam Lima da  and  GARCIA, Telma Ribeiro. Processo e resultados do desenvolvimento de um Catálogo CIPE® para dor oncológica. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2013, vol.47, n.5, pp.1060-1067. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000500008.

Estudo metodológico realizado como o objetivo de descrever o processo e os resultados do desenvolvimento de um Catálogo CIPE® para Dor Oncológica, considerado pelo International Council of Nurses como um subconjunto de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, para ser utilizado como instrumento para a documentação da implementação do processo de enfermagem em pacientes oncológicos. Em seu desenvolvimento foram realizados passos seguindo as diretrizes preconizadas pelo International Council of Nurses. Como resultados obteve-se 68 afirmativas de diagnósticos/resultados de enfermagem, classificadas de acordo com o modelo teórico para o cuidar de enfermagem em dor oncológica nos aspectos físicos (28), psicológicos (29) e socioculturais e espirituais (11) e, para estas afirmativas, 116 intervenções de enfermagem. Considera-se que a proposta do Catálogo CIPE® para Dor Oncológica pode proporcionar uma orientação segura e sistemática para os enfermeiros que trabalham nessa área, aumentando a qualidade da assistência ao paciente e favorecendo a execução do Processo de Enfermagem.

Keywords : Dor; Neoplasias; Enfermagem oncológica; Classificação; Processos de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )