Acessibilidade / Reportar erro

Utilização dos serviços de saúde por residentes em um condomínio exclusivo para idosos* * Extraído da dissertação “Condomínio para idosos: implicações para a saúde e o cuidado de enfermagem nessa nova modalidade habitacional”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, 2012.

O estudo objetivou descrever e comparar a utilização dos serviços médicos e odontológicos por idosos residentes no Condomínio do Idoso e na comunidade. Estudo quantitativo, realizado junto aos 50 residentes do condomínio e 173 na comunidade. Os dados foram coletados entre novembro 2011 e fevereiro de 2012, com a aplicação de um questionário, e submetidos à análise estatística. A realização de exames clínicos e a satisfação com os serviços de saúde foi maior entre os idosos da comunidade, já a realização de tratamento fisioterápico foi maior entre os do condomínio. A utilização de serviço médico e odontológico apresentou diferença estatisticamente significativa. Os idosos dos dois grupos necessitam de acompanhamento da saúde bucal e os do condomínio também de cobertura pela Estratégia Saúde da Família. A presença de profissionais com perfil para atender os moradores e a rede de serviços disponíveis são fatores determinantes para o sucesso dessa nova política habitacional.

Idoso; Habitação para idosos; Serviços de saúde; Enfermagem geriátrica; Envelhecimento


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br