SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue5Development of assistive technology for the visually impaired: use of the male condomKnowledge and attitudes of nurses towards alcohol and related problems: the impact of an educational intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SA, Lenilde Duarte de et al. A discursividade de gestores sobre aspectos relacionados ao retardo do diagnóstico de tuberculose. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2013, vol.47, n.5, pp.1165-1171. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000500022.

O objetivo deste estudo foi analisar a discursividade de gestores sobre aspectos relacionados ao retardo do diagnóstico da tuberculose. Pesquisa de natureza qualitativa, que envolveu 16 gestores de Unidades de Saúde da Família. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas semiestruturadas. Na análise foi utilizado como dispositivo teórico-analítico a análise de discurso de linha francesa. Segundo os discursos dos gestores, o retardo no diagnóstico de tuberculose relaciona-se ao usuário e aos serviços de saúde. Com relação aos usuários, o discurso dos gestores evidencia o medo, o preconceito e a falta de informação como fatores que promovem o retardo do diagnóstico. A respeito dos serviços de saúde, fazem referência a dificuldades estruturais e falta de qualificação profissional. Convém observar as interpretações dos gestores para qualificar as ações de controle da tuberculose visando prevenir o atraso do diagnóstico da doença.

Keywords : Tuberculose; Diagnóstico tardio; Gestão em saúde; Serviços de Saúde; Enfermagem em saúde pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )