SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue5Stress among nurses: an examination of salivary cortisol levels on work and day offPolitical-ethical skill development in nursing undergraduates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SANTOS, Sonia da Silva; SOARES, Marcos Hirata  and  HIRATA, Andreia Goncalves Pestana. Atitudes, conhecimento e opinião frente à saúde mental em alunos de graduação em enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2013, vol.47, n.5, pp.1195-1202. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000500026.

Estudo transversal cujo objetivo foi comparar a opinião de estudantes de Enfermagem de duas instituições paranaenses frente à doença mental e suas práticas de cuidado. A coleta de dados foi realizada em 2011 com 235 sujeitos após aprovação do comitê de ética em pesquisa. Utilizou-se escala de Opiniões sobre a Doença Mental (ODM) e um instrumento composto de questões sobre a importância de características pessoais e conhecimento em saúde mental. A análise foi realizada por meio do programa estatístico SPSS-v.15, com os testes de Mann-Whitney e Qui-quadrado e a correlação de Spearman . Na ODM, os estudantes apresentaram características distintas, significativas apenas em relação à benevolência. Quanto à importância dos conhecimentos em saúde mental, os estudantes da UEM consideram de forma mais integral os aspectos psicológicos que os da UEL. Concluiu-se que há diferenças entre os estudantes das instituições envolvidas em relação ao fator benevolência da ODM e ao conhecimento em saúde mental. Há necessidade de outros estudos que possam identificar com mais profundidade as causas dessas diferenças.

Keywords : Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem; Transtornos mentais; Saúde mental; Pesquisas em educação de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )