SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1Prevalence and factors associated with incidents related to medication in surgical patientsFactors associated with vaccination against Influenza A (H1N1) in the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

POMPEO, Daniele Alcalá; ROSSI, Lídia Aparecida  and  PAIVA, Luciana. Validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem Náusea. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2014, vol.48, n.1, pp.48-56. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000100006.

Este estudo teve como objetivo avaliar a validade de conteúdo do diagnóstico de enfermagem Náusea no período pós-operatório imediato, considerando-se o modelo de Fehring. Estudo descritivo com 52 expertos que responderam um instrumento que continha dados de identificação e de validação do diagnóstico Náusea. A maioria dos expertos considerou o domínio 12 (Conforto), a classe 1 (Conforto físico) e o enunciado (Náusea) adequados ao diagnóstico. Foram sugeridas modificações na definição atual do diagnóstico de enfermagem em estudo. Quatro características definidoras foram consideradas principais (relato de náusea, salivação aumentada, aversão à comida e sensação de vômito) e oito secundárias (deglutição aumentada, gosto amargo na boca, palidez, taquicardia, diaforese, sensação de calor e frio, alterações da pressão arterial e dilatação pupilar). O escore total do diagnóstico Náusea foi de 0,79. O relato de náusea, sensação de vômito, salivação aumentada e aversão à comida são fortes indicativos do diagnóstico de enfermagem Náusea.

Keywords : Diagnóstico de enfermagem; Náusea; Cuidados pós-operatórios; Estudos de validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )