Acessibilidade / Reportar erro

Validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem Náusea* * Extraído da tese "Validação do diagnóstico de enfermagem náusea no período pós-operatório imediato", do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2012.

Este estudo teve como objetivo avaliar a validade de conteúdo do diagnóstico de enfermagem Náusea no período pós-operatório imediato, considerando-se o modelo de Fehring. Estudo descritivo com 52 expertos que responderam um instrumento que continha dados de identificação e de validação do diagnóstico Náusea. A maioria dos expertos considerou o domínio 12 (Conforto), a classe 1 (Conforto físico) e o enunciado (Náusea) adequados ao diagnóstico. Foram sugeridas modificações na definição atual do diagnóstico de enfermagem em estudo. Quatro características definidoras foram consideradas principais (relato de náusea, salivação aumentada, aversão à comida e sensação de vômito) e oito secundárias (deglutição aumentada, gosto amargo na boca, palidez, taquicardia, diaforese, sensação de calor e frio, alterações da pressão arterial e dilatação pupilar). O escore total do diagnóstico Náusea foi de 0,79. O relato de náusea, sensação de vômito, salivação aumentada e aversão à comida são fortes indicativos do diagnóstico de enfermagem Náusea.

Diagnóstico de enfermagem; Náusea; Cuidados pós-operatórios; Estudos de validação


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br