SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1The relationship between depressive symptoms and family functioning in institutionalized elderlyDevelopment and validation of the Family Vulnerability Index to Disability and Dependence (FVI-DD) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

RISSARDO, Leidyani Karina  and  CARREIRA, Lígia. Organização do serviço de saúde e cuidado ao idoso indígena: sinergias e singularidades do contexto profissional. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2014, vol.48, n.1, pp.72-79. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000100009.

Objetivou-se descrever os reflexos da organização do serviço de atenção primária à saúde indígena para o cuidado ao idoso Kaingang na percepção de profissionais da saúde que atuam na área. Estudo qualitativo, descritivo, apoiado no referencial metodológico da etnografia, realizado com dez profissionais de saúde que trabalham na terra indígena Faxinal, Paraná, Brasil. Os dados foram coletados entre novembro de 2010 e fevereiro de 2012 por meio de observação participante e entrevistas. Os resultados revelaram que os profissionais de saúde esforçam-se para atender as necessidades de saúde dos idosos Kaingang; no entanto, existem reflexos negativos na assistência em saúde ao idoso que dificultam o cuidado profissional, principalmente a limitação de recursos humanos, a falta de capacitação e recursos materiais, a sobrecarga de trabalho e a rotatividade dos profissionais. Evidencia-se a necessidade da melhoria das condições de trabalho para a qualificação dos cuidados prestados.

Keywords : Serviços de Saúde do Indígena; Idoso; Saúde Indígena; Enfermagem transcultural; Enfermagem geriátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )