SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1Analysis of variables that are not directly observable: influence on decision-making during the research processScientific production on the applicability of phenytoin in wound healing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

GONZAGA, Nathalia Costa et al. Enfermagem: promoção da saúde de crianças e adolescentes com excesso de peso no contexto escolar. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2014, vol.48, n.1, pp.153-161. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000100020.

Estudo com o objetivo de analisar as intervenções de enfermagem relacionadas às competências de promoção da saúde de crianças e adolescentes com excesso de peso no contexto escolar, à luz do Consenso de Galway, por meio de uma revisão integrativa. Foram encontrados artigos publicados entre o ano de 1988 e junho de 2013, nas bases de dados CINAHL, SCOPUS, MEDLINE/PubMed, Cochrane, LILACS e SciELO. A partir de descritores indexados, obtiveram-se 139 publicações. Após leitura, foram selecionados 10 artigos. As competências de promoção da saúde mais evidenciadas foram: catalisar mudanças, avaliação das necessidades e avaliação do impacto. Destacaram-se as atividades de educação em saúde e as parcerias com outros profissionais de saúde e as famílias dos estudantes. Verificou-se que as competências de promoção da saúde desenvolvidas por enfermeiros podem contribuir para a adoção de hábitos saudáveis por crianças e adolescentes com excesso de peso.

Keywords : Cuidados de enfermagem; Obesidade; Saúde escolar; Promoção da saúde; Revisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )