SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1Duration of smoking cessation for the prevention of surgical wound healing complications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

WATANABE, Mirian; FONSECA, Cassiane Dezoti da  and  VATTIMO, Maria de Fatima Fernandes. Aspectos instrumentais e éticos da pesquisa experimental com modelos animais. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2014, vol.48, n.1, pp.177-183. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000100023.

Os modelos experimentais com animais oferecem possibilidades de conhecimento da fisiologia, da etiopatogenia das doenças e da ação de medicamentos que estão diretamente relacionados com a assistência de enfermagem de qualidade. Essa revisão integrativa descreve o estado atual dos aspectos instrumentais e éticos da pesquisa experimental com modelos animais, incluindo as principais recomendações dos comitês de ética que visam ao bem-estar animal e faz considerações sobre impacto de seus resultados na enfermagem assistencial. Os dados mostram que, no Brasil, o avanço na ética para o uso de animais para fins científicos consolidou-se com a Lei nº 11.794/2008, que estabelece os procedimentos éticos, atendendo ainda parâmetros sanitários, genéticos e experimentais. A aplicação da ética no manuseio de animais para fins científicos e didáticos e a obtenção de dados consistentes e de qualidade trazem contribuições inquestionáveis ao enfermeiro, uma vez que oferecem subsídios para se relacionar mecanismos fisiopatológicos e a clínica do paciente.

Keywords : Experimentação animal; Pesquisa básica; Comitês de Cuidado Animal; Enfermagem; Revisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )