Acessibilidade / Reportar erro

Adesão ao tratamento em diabetes mellitus em unidades da Estratégia Saúde da Família* * Extraído da tese "Desafios para a atenção em saúde: adesão ao tratamento e controle metabólico em pessoas com diabetes mellitus tipo 2 no município de Passos, MG", Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2011.


Estudo transversal que teve como objetivo analisar a adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso em 17 unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF). Participaram 423 pacientes com diabetes mellitus tipo 2 selecionados por meio de amostragem aleatória estratificada, nas unidades da ESF de um município do interior de Minas Gerais, em 2010. Os resultados mostraram que a adesão ao tratamento medicamentoso foi superior a 60% nas 17 unidades investigadas; em relação à atividade física foi superior a 60% em 58,8% das unidades; entretanto, para o plano alimentar, foi nula em 52,9% das unidades. Conclui-se que a adesão ao tratamento medicamentoso foi alta na maioria das unidades; a prática de atividade física foi heterogênea e, em relação ao plano alimentar foi baixa em todas as unidades. Recomenda-se o fortalecimento das diretrizes institucionais e estratégias educativas, em consonância com as diretrizes do SUS, para o enfrentamento dos desafios impostos pela falta de adesão.


Diabetes mellitus 
; Adesão à medicação 
; Saúde da família 
; Avaliação em saúde
; Atenção Primária à Saúde



Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br