SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4Mal-estar psicológico em estudantes universitários de ciências da saúde e sua relação com o EngagementAmbiente virtual: auxílio ao atendimento de enfermagem para surdos com base no protocolo de atenção básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

SILVA, Marta Angélica Iossi et al. O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2014, vol.48, n.4, pp.723-730. ISSN 0080-6234.  https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400021.

Objetivo: Compreender o bullying escolar, na perspectiva dos professores, e refletir sobre as possíveis ações da área da saúde em seu enfrentamento. Para tanto, tomaram-se por base as diretrizes do Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Método: Estudo de caso qualitativo, realizado com professores de uma escola pública de Minas Gerais. Foram utilizados grupos focais na coleta de dados e o material empírico foi decodificado a partir de técnica de análise temática de conteúdo, resultando em uma categoria analítica: concepções e experiências de professores diante do bullying. Resultados: Foram identificadas percepções pontuais sobre o fenômeno e utilização de recursos de intervenção pouco eficazes. No plano interpretativo, problematizaram-se as contribuições da saúde e da enfermagem no redimensionamento das intervenções e no processo de formação continuada dos professores. Conclusão: Os resultados apontam para a construção de práticas intersetoriais para o enfrentamento do bullying.


Palavras-chave : Violência; Escolas; Estudantes; Saúde escolar; Enfermagem; Promoção da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )