Acessibilidade / Reportar erro

Gerência de unidade básica de saúde em municípios de diferentes portes: perfil e instrumentos gerenciais utilizados* * Extraído da tese “Coordenação de Unidade na Atenção Básica do SUS: trabalho, interação e conflitos”, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2012

Objetivo

Identificar as características dos gerentes, o uso de instrumentos gerenciais na atenção básica e analisar diferenças destes aspectos em municípios de diferentes portes populacionais.

Método

Estudo do tipo transversal descritivo, realizado em 108 unidades básicas de saúde de 21 municípios do norte do Paraná, Brasil. Os dados foram coletados por questionário semiestruturado no segundo semestre de 2010.

Resultados

A maioria das gerentes era do sexo feminino, enfermeiras e pós-graduadas. Nos pequenos municípios eram mais jovens, tinham menores salários e experiência. O uso de instrumentos gerenciais foi expressivo tanto para a organização como para gestão do trabalho, porém foram menos utilizados nos pequenos municípios.

Conclusão

Constatou-se comprometimento da gestão do trabalho e recomenda-se formulação de políticas orientadoras pela esfera federal e estadual em apoio aos pequenos municípios.



Enfermagem; Gerência; Administração de Serviços de Saúde; Atenção Primária à Saúde


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br